quarta-feira, 9 de julho de 2008

IX - A língua universal


O príncipe Rajá cansou de ver árvores, pedras, rios, riachos, córregos, insetos, mais pedras, mais árvores e nenhuma feiticeira. O menino havia perdido a conta dos dias em que andava pela Floresta Sem Fim com a jibóia Hamida sobre o ombro, procurando a Feiticeira da Lua Crescente. Sorte que ele agora entendia a língua da cobra. Do contrário, a solidão e o silêncio já o teriam feito desistir da viagem. Todas as pedras azuis do seu turbante haviam sido trocadas por água ou por animais que caçava para comer. Em breve, se não encontrasse a feiticeira, teria de trocar as pedrinhas que enfeitavam a faixa real presa à sua cintura.

Durante a jornada, Hamida contou para Rajá que todas as crianças nascem com a capacidade de entender a língua dos animais e das plantas. Elas também sabem falar com pedras, com a água dos rios, com a chuva e com a terra. Quando crescem, esquecem essa língua e os poucos que se recordam do idioma universal que une todas as criaturas, são considerados mágicos ou loucos. Na verdade, continuava Hamida, magos e feiticeiras são apenas adultos que cresceram por fora, mas continuaram crianças por dentro. Todas as crianças, dizia a jibóia, podem fazer magia, pelo simples fato de que as crianças acreditam que tudo é possível.

Rajá pensava nas lições de Hamida e sentia um aperto no coração. “Se tivesse me lembrado da língua universal antes, não precisaria aprender hipnotismo com tio Islamal e nem teria feito aquela poção tão forte, que deixou meus pais desacordados”. A culpa crescia dentro do menino como erva daninha. Embora uma parte do seu coração quisesse continuar acreditando em Islamal, uma outra, cada vez maior, dizia que o jovem príncipe tinha feito uma coisa muito errada confiando seu reino e seus pais adormecidos ao tio.

Muitas vezes ele pensou em desistir, muitas outras vezes mudou de idéia e resolveu que continuar era necessário. Um pressentimento de que a Cidade de Ouro e Prata corria perigo rondava os pensamentos de Rajá. A certeza de que, quanto mais ele aprendesse sobre o mundo, mais fácil seria livrar seu palácio desse terrível perigo, o fazia continuar na busca pela feiticeira.

Cansado depois de mais um longo dia de caminhada, com fome e de mau-humor, o menino tirou a cobra do ombro e sentou-se sob uma árvore. Na sua sacola havia um último pedaço da carne assada que sobrou da caçada do dia anterior. Rajá dividiu a carne em dois pedaços, um para ele e um para Hamida. A jibóia preferia carne fresca, mas como para cada bichinho que engolisse, seu dono teria de deixar uma pedrinha preciosa em troca, a cobra se contentava em comer pedaços da caça preparada por Rajá.

Os pés do príncipe estavam cheios de bolhas e cada vez que ele andava com seus sapatos de pontinhas viradas para cima, as bolhas estouravam e novas bolhas nasciam por cima da pele esfolada. O destemido Rajá, com o turbante sem pedrinhas, os pés mal-tratados e a barriga roncando de fome queria muito estar deitado em almofadas macias, com um braseiro quentinho sob um cobertor que lhe cobriria as pernas.

(Para conhecer mais sobre a história do príncipe Rajá, acesse os posts dos dias, 18, 19, 20, 23 e 26 de abril; 01, 03, 18 e 21 de maio; além daquele de 01 de junho).

Nenhum comentário: